segunda-feira, 5 de julho de 2010

Município recebe reconhecimento em Alimentação Escolar


Atender as necessidades nutricionais do aluno durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, este é o objetivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Para avaliar e potencializar os resultados do Programa, o município de Aceguá foi selecionado para receber no mês de julho, a visita da equipe do Centro de Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A rede escolar do município atende hoje, cerca de 732 alunos e diariamente são oferecidas nos refeitórios uma alimentação escolar balanceada, sempre baseada nas necessidades nutricionais da criança.
Segundo a nutricionista da Prefeitura Silvia Leite, o planejamento de cada cardápio é feito de acordo com a estação do ano, nos meses quentes adotamos refeições mais leves, nos meses frios o contrário. “Procuramos manter um planejamento alimentar onde cada refeição tenha os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança”, ressalta.
O CENANE-UFRGS está desenvolvendo pesquisas e projetos relacionados à alimentação e à nutrição de estudantes das escolas da rede pública de ensino do Estado, através de uma parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão promove também cursos de formação para nutricionistas, merendeiras, conselheiros de alimentação escolar e outros profissionais ligados a este setor.
Um das principais ações do CENAME-UFRGS em 2010 será a implantação do Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, em 55 municípios gaúchos.
Em Aceguá, a visita acontece nos dias 14 e 15, tendo como programação no primeiro dia pela manhã a apresentação do sistema aos responsáveis pelo PNAE no município, durante a tarde será realizada a visita em duas escolas. No segundo dia pela manhã, as informações levantadas serão incluídas no sistema e a tarde a visita encerra em uma reunião com o gestor, nutricionista, representantes do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) que é composto por representantes do Poder Executivo, representantes da comunidade, pais de alunos e representantes dos trabalhadores em educação, participarão também os diretores das Escolas visitadas e demais interessados.

Nenhum comentário: