quinta-feira, 8 de julho de 2010
Escola de Aceguá destaca-se no IDEB
Ensino Municipal obteve melhor resultado na região sul
Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, tem como objetivo medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno frequente a escola e tenha sucesso na aprendizagem.
É possível que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola dos seus filhos, para isso basta verificar o Ideb da instituição de ensino, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
Conforme dados apresentados no site do Mec (Ministério da Educação) o Município de Aceguá apresentou excelente desempenho nos últimos dois anos nas Escolas da Rede Municipal, ficando a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças com média 4,9, mesma média geral do Estado do Rio Grande do Sul, e maior média entre os municípios da região da Assudoeste.
Dados divulgados na edição do Jornal Zero Hora do dia 5 de junho, dizem que o Estado aumentou em 6,5% a média em relação ao ano de 2007 nas Escolas de séries iniciais. O Estado atingiu em 2009 a média de 4,9, ficando acima da média Nacional que é de 4,6% e ocupando o sexto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas dos estados do Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, empatando com Mato Grosso e Goiás.
Segundo o Ministério da Educação, o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – que é o correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário