sábado, 19 de novembro de 2011
Samu começa a funcionar em Aceguá
A partir da próxima segunda-feira, Aceguá passa a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu.
O serviço funcionará no município com uma ambulância de plantão, mais uma equipe composta por quatro técnicos de enfermagem, quatro condutores e um enfermeiro coordenador.
Durante os meses de setembro e outubro a comunidade assistiu a palestras explicativas sobre a implantação do serviço, bem como a uma apresentação ilustrativa feita na Câmara Municipal de Vereadores.
O serviço é regulamentado pelo Governo Federal, e o Samu atende pelo telefone 192 (gratuito). As ligações feitas de Aceguá serão atendidas por um telefonista na Central de Regulação, que é sediada em Bagé.
Após identificada a emergência, o médico regulador inicia o diagnóstico da situação e o próprio paciente, ou quem o estiver acompanhando e executando a chamada, já recebe as primeiras orientações. Depois de feita a avaliação, o médico orienta a pessoa a procurar um posto de saúde (se necessário) e designa a ambulância com um técnico em enfermagem e socorrista para o atendimento.
A equipe do Samu Aceguá atenderá 24 horas por dia e os profissionais ficarão instalados na Unidade Básica de Saúde, que fica na sede do município.
Dicas
- Quando efetuar a ligação é necessário informar o seu nome, o endereço da ocorrência e descrever corretamente a situação;
- O Samu atende as seguintes situações: acidente de trânsito; afogamento; acidente com arma de fogo, choque elétrico; desastres e acidentes com múltiplas vítimas; falta de ar intensa; ferimentos por objetos cortantes; gestantes com sangramento vaginal; intoxicação; queimaduras extensas; vítimas inconscientes ou sem respiração e em caso de quedas.
Maiores informações sobre o serviço podem ser obtidas na sede da Secretaria de Saúde do município ou pelo telefone (53)3246 1632.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário