O presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Gularte e o coordenador regional do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Wilson Machado, estiveram semana passada no município para saber da Prefeitura se há interesse em receber uma agência do Sine na cidade.
Para a implantação da agência, o governos municipal entra com o espaço físico e também a manutenção, enquanto que a FGTAS dará o treinamento, computadores, sistema e servidores. Junto a estes espaços funcionará à Casa do Artesão, outro serviço oferecido pela fundação. O maior objetivo com esta ação é ajudar os trabalhadores que não possuem condições financeiras de viajarem até Bagé, para serem atendidos na agência local, o que fará com que diminua o fluxo de atendimentos na mesma. Não há previsão para a implantação, dependendo apenas de documentação do município para firmar o termo de cooperação.
O Sine presta serviços de emissão de Carteiras de Trabalho, Habilitação ao Seguro-Desemprego, intermediação de mão de obra e orientação quanto a cursos de qualificação profissional e atendimento ao artesão, com o suporte técnico.
Instalações no passado
A FGTAS já montou estrutura para instalação de uma unidade do Sine em Aceguá, no governo de Olívio Dutra, mas a agência não chegou a inaugurar. Na época, foi realizado um convênio com a Associação Comercial e Industrial de Aceguá, chegando a ser instalados balcões de atendimento e os funcionários da entidade tiveram treinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário