quarta-feira, 23 de junho de 2010
Plenária debate políticas para portadores de deficiências e altas habilidades
Uma parceria entre a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e de Altas Habilidades no Estado do Rio Grande do Sul – FADERS, Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público Estadual, promoveu hoje (23/06), em Aceguá, a 81ª Plenária Estadual do Fórum Permanente da Política Pública para pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades.
Cerca de 400 profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e empresas dos municípios de Bagé, Aceguá, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Dom Pedrito e convidados do Uruguai participaram do encontro.
Desde 1999, a FADERS vem promovendo este fórum que tem por objetivo o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas para este importante segmento social.
O prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, falou da honra de realizar o encontro no município, destacando que, hoje, cerca de 15% da população apresenta alguma deficiência no País. “Precisamos abrir nossos olhos para esta realidade, e neste momento em que falamos tanto de inclusão social, debater os direitos e as políticas públicas para este segmento da sociedade é de muita relevância”, enfatizou.
O secretário de Educação, Alfredo Castillos de Los Santos, manifestou a importância de preparar os profissionais que irão trabalhar com este público. “Precisamos instruir e capacitar cada vez mais nossos professores diante desta realidade”, ressaltou.
Durante o período da manhã, foram apresentadas as palestras “Garantia de Direitos”, ministrada pelo promotor de Justiça Marcos Ferraz Saralegui e “Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, ministrada pelo presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Kroeff.
À tarde, aconteceram oficinas nas salas temáticas, que abordaram temas como educação, direitos humanos, acessibilidade e trabalho.
Foto: Melissa Porto/DivulgaçãoPrefeitura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário